terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sistema Educativo da Finlândia

Sistema Educativo da Finlândia
Escolaridade obrigatória aos 7 anos e o secundário não organizado em anos lectivos são umas das situações sobre o Sistema Educativo do País.

A Finlândia tem duas línguas nacionais, o finlandês e o sueco mas no secundário superior ensina o sueco. Cada grupo linguístico tem instituições de ensino superior, mas existem também outros estabelecimentos onde o inglês é a língua ensinada e usada totalmente ou parcialmente.

A Administração

A existência de um Departamento de Educação e Cultura em cada província finlandesa mostra uma descentralização da administração e do desenvolvimento de estratégias nestas áreas. No que diz respeito ao ensino primário e secundário, o Estado subsidia 57 % dos custos e os municípios 43 %. As instituições privadas são supervisionadas em termos curriculares pelo Conselho Nacional de Educação


A Estrutura

Do nascimento até aos 6 anos as crianças podem frequentar jardins-de-infância ou ficar a cargo de, a preços que dependem dos rendimentos familiares. Desde 2001 que todas as crianças com 6 anos podem frequentar gratuitamente o ensino pré-escolar, actualmente fazem-no cerca de 98%.
Os alunos iniciam o ensino obrigatório aos 7 anos de idade e este não se encontra dividido em ciclos, considera-se que a sua duração é de 9 anos, seis em regime de mono-docência e três a funcionar com um professor por disciplina.
Terminado o ensino obrigatório os alunos podem candidatar-se ao ensino secundário superior geral ou profissional. A selecção dos candidatos é feita pelos estabelecimentos de ensino com base nas classificações obtidas nos estudos anteriores, ainda que as escolas profissionais possam incluir nos seus processos de admissão outros factores como a realização de testes de aptidão ou considerar a experiência laboral.
Cerca de 90 % dos estudantes que concluem o ensino básico prosseguem os seus estudos: aproximadamente 54 % optam pelo secundário superior geral e 36 % pelo profissional.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Indentificação do País


Capital Helsínquia

Cidade mais populosa Helsínquia

Língua oficial Finlandês, Sueco

Governo República parlamentar

Presidente Actual Tarja Halonen

Independência da Rússia - Autonomia 29 de Março de 1809

Entrada na UE 1 de janeiro de 1995

Área – Total 338.145 km² (65º)

População - Estimativa de 2007 5.291.517 habitantes

Densidade 16 hab./km²

Indicadores sociais - IDH (2006) 0,954

Esperança de Vida - 79,3 anos - Mortalidade infantil 3,7/mil nascimentos.

Alfabetização 99,0%

Moeda - Euro (EUR)

Fuso horário EET (UTC+2)

Estrutura do Trabalho

1º História
2º Politica
3º Economia
4º Demografia
5º Cultura
6º Geografia
7º Sistema Educativo
8º Bibliografia