terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cultura da Finlândia


Até o início do século XIX a Finlândia pertencia ao reino da Suécia. Durante todo o período de dominação, pouca foi a evolução da cultura e identidade nacionais que eram então dominadas por uma pequena elite sueca.
Em 1808 o território finlandês é invadido e subjugado pela Rússia, representando um novo momento para a consolidação de uma cultura finlandesa.
No entanto nos fins do século XIX a Rússia, impôs o russo como língua oficial, mas em 1919, com a turbulência política e económica russa, o país finalmente consegue sua independência
É neste momento de intensos combates políticos que as artes assumem grande papel para a promoção da identidade cultural finlandesa. É o período da literatura, música e pintura manifestarem-se em um movimento agora chamado de Romancismo Nacional.
Segundo a lenda, o Pai Natal viveria na parte finlandesa da Lapónia. A Finlândia, no idioma finlandês é Suomi, que significa "a terra dos mil lagos" por causa da grande quantidade deles na região. É o país com a melhor educação do mundo. Possuem uma cultura totalmente diversificada, finlandesa apoia-se numa base emocional que, desde muito cedo, foi ligada à emancipação nacional, ganhando a sua força e voz através da literatura. A marca "Nokia" teve origem na Finlândia Geralmente, os Finlandeses são pessoas reservadas e gostam da natureza, apesar da maioria da população viver em cidades urbanas. Apesar do Inverno rigoroso que as vezes pode chegar aos -35 em outros lugares além da Lapó nia, os finlandeses sabem fazer um óptimo proveito do frio e estão sempre a praticar vários tipos de desportos de Inverno tais como: snowboarding e esqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário