terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Geografia da Finlândia


A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas, mais concretamente 187 888 lagos e 179 584 ilhas. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. A maior parte da paisagem finlandesa há planícies, colinas e montes baixos. O ponto mais alto do país, o Haiti, com 1328 m, encontra-se no norte da Lapónia. Além dos muitos lagos, a paisagem é dominada por grandes extensões de floresta boreal (cerca de 60% da área terrestre). A maior parte das ilhas encontra-se a sudoeste, fazendo parte do arquipélago das ilhas Åland, mas algumas situam-se ao largo da costa sul do golfo da Finlândia.
O clima da Finlândia meridional é temperado. No norte da Finlândia, na província da Lapónia, domina um clima sub-ártico, caracterizado por Invernos frios e ocasionalmente, verões amenos.
O clima da Finlândia meridional é temperado. Na Finlândia do Norte, e em especial na província da Lapónia, domina um clima subártico, caracterizado por invernos frios e ocasionalmente severos e verões relativamente tépidos.
Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Árctico, e consequentemente é possível experimentar o sol da meia-noite — cada vez durante mais dias à medida que se caminha para norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o sol não se põe durante 73 dias no verão e não chega a nascer durante 51 dias no Inverno.

1 comentário:

  1. Sobre a História da Filândia consulta:
    http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/1333-a-filandia.html

    ResponderEliminar